Bolacha água e sal tem até quatro vezes mais gordura saturada que pão francês – A Chata das Dietas


 Uma porção de 30 gramas de bolacha água e sal (de quatro a sete biscoitos, dependendo da marca) chega a ter a mesma quantidade de gordura saturada de quatro pães franceses.

“É o segundo item da lista de ingredientes na maioria desses produtos, o primeiro é a farinha. Isso quer dizer que, depois da farinha, o que mais tem na bolacha é gordura”, explica Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de nutrição da Abeso (sociedade de estudo da obesidade).

O biscoito água e sal Levíssimo da Bauducco, por exemplo, tem 2 gramas de gordura saturada em uma porção de sete unidades (30g). Um pão francês, que em média pesa 50 gramas, tem 0,5 g de gordura saturada, segundo a Taco (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).

Tabela nutricional do biscoito água e sal da Bauducco (Crédito: Reprodução)

“É um valor alto se considerarmos que muita gente consome esses biscoitos com café no trabalho e come mais de uma porção por dia. A ingestão de gordura em excesso altera os níveis de colesterol. É melhor comer pão de forma integral”, diz Clarissa.

Para Marcela Tardiolli, consultora em nutrição da Abimapi (associação das indústrias de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados), o valor é alto, mas é preciso deixar de analisar nutrientes de forma isolada.

“Se você tem habitos alimentares saudáveis, faz atividade física, não é o biscoito que vai fazer mal. O que faz mal é classificar alimentos em bons e ruins. Temos que olhar o produto como um todo, não o nutriente isolado”, disse.

Segundo ela, a indústria sempre busca a melhoria dos produtos e a redução de gorduras sem deixar de lado a crocância e o sabor.

DIFERENÇAS ENTRE MARCAS

Os valores de cada nutriente diferem de uma marca para outra –assim como o tamanho da porção recomendada pelo fabricante. Cada unidade de bolacha água e sal ou cream cracker da Triunfo, por exemplo, tem 0,32 g de gordura (cerca de 1,9 g em seis biscoitos).

Fonte: Bolacha água e sal tem até quatro vezes mais gordura saturada que pão francês – A Chata das Dietas

Você pode gostar...