7 Sinais perigosos de artérias obstruídas que não podemos ignorar

  • 1
  • 0
  • 1
  • 4

Equivocadamente, muita gente pensa que artérias obstruídas representam um problema que só afeta pessoas idosas. Porém, em muitos casos, quando chegamos aos 20 anos já podem existir bloqueios nelas. É por isso que muitos pacientes afetados pela doença não percebem o que está acontecendo até que é tarde demais. É fundamental conhecer os sintomas e ficar alerta, procurando um médico o quanto antes.

Como o Incrível.club se preocupa com o bem-estar de seus leitores, resolveu preparar uma lista com os 7 sintomas mais comumente provocados por artérias bloqueadas. Leia com atenção e, se for o caso, mude seus hábitos cotidianos em nome da boa saúde!

1. Dor nas panturrilhas, coxas e quadril

Dor nas pernas durante atividades como caminhadas pode indicar uma obstrução nas artérias. Isso significa que suas extremidades não estão recebendo fluxo suficiente de sangue. Os sintomas podem incluir dor muscular ou câimbras nas pernas (ou braços). A localização da dor depende de onde está o coágulo ou a artéria que teve seu tamanho reduzido.

2. Dor no peito

A dor no peito (ou angina) é resultado da redução do fluxo de sangue para o coração. Ela pode surgir na forma de uma tensão, um entumescimento, sensação de peso ou ardor. Esse sintoma costuma aparecer quando a pessoa está descansando após um esforço físico ou choque emocional. Em alguns alguns casos, as obstruções podem ser tão graves que a angina pode indicar que o paciente está tendo um ataque cardíaco.

3. Perda temporária da visão de um dos lados

As artérias carótidas abastecem nossos olhos e o cérebro com sangue. Quando elas são bloqueadas, o resultado é uma perda temporária da visão ou visão borrada em um dos olhos. O bloqueio completo leva a um derrame cerebral. Por isso, é muito importante estar alerta para esse sintoma.

4. Dor na parte baixa das costas

A dor na parte baixa das costas é um sinal que não pode ser ignorado. Quando o fluxo sanguíneo é reduzido nessa região, os discos presentes entre as vértebras ficam frágeis, o que leva à dor intensa nos nervos. De maneira geral, é o primeiro sintoma percebido por quem tem artérias obstruídas: segundo um estudo, cerca de 10% das pessoas em países desenvolvidos sofrem com bloqueios consideráveis na aorta abdominal, mesmo estando na casa dos 20 anos.

5. Falta de fôlego

Esse sintoma surge quando as artérias coronárias estão prejudicadas e o coração fica incapaz de bombear sangue em quantidade suficiente para atender às necessidades do corpo. Uma pesquisa sugere que as pessoas costumam ver a falta de ar como um problema menos grave. Porém, ele pode ser o único sinal de uma doença cardíaca séria, que precisa de tratamento urgente.

6. Pés ou mãos muito frios

Pés frios podem ser sinal da doença vascular periférica (DVP). O problema ocorre quando as artérias têm seu tamanho reduzido, impedindo o fluxo normal de sangue para as extremidades. Cicatrização ineficaz de lesões ou uma pulsação mais fraca nos pés também devem motivar uma consulta com o médico. Além disso, a presença da DVP pode indicar que existe uma doença arterial mais generalizada no organismo, representando um risco de derrame cerebral ou ataque cardíaco.

7. Cansaço e tonturas

Segundo a Harvard Health Publishing, o cansaço é menos comum como sintoma de doença arterial coronariana, mas pode acontecer. Esses sinais podem se desenvolver como resultado da redução nos níveis de oxigênio por conta do fluxo sanguíneo insuficiente. O Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável afirma que esses sintomas são mais comuns entre mulheres.

O que aumenta o risco de artérias obstruídas?

Segundo o Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue dos Estados Unidos, os fatores que aumentam os riscos são os seguintes:

  • Altos níveis de colesterol ruim e níveis baixos de colesterol bom.
  • Pressão arterial alta. A pressão ideal deve ficar abaixo de 140/90 mmHg.
  • Fumo. O hábito danifica e provoca tensão nos vasos sanguíneos e aumenta os níveis de colesterol e a pressão arterial. Além disso, não permite a chegada de oxigênio suficiente a todos os órgãos e tecidos do corpo.
  • Excesso de peso ou obesidade. Um índice de massa corpórea entre 25 e 29,9 é considerado sobrepeso. Acima disso revela obesidade.

Você já verificou a proporção de colesterol bom e ruim no seu sangue? Aproveite e procure seu médico! E não deixe de compartilhar este post com seus contatos. Afinal, saúde nunca é demais!

for Incrivel.club

Source: 7 Sinais perigosos de artérias obstruídas que não podemos ignorar

Você pode gostar...