Presidente da ASMS coordena Relatoria da 10ª Conferência e entidade contribui para êxito do evento

“Foram dias de intensa devoção ao trabalho de proteger o Sistema Único de Saúde e seus principais protagonistas”. Com essa declaração, o presidente da Associação dos Servidores Municipais de Saúde de Salvador (ASMS), Humberto Costa definiu a missão de coordenar as atividades da Relatoria da 10° Conferência Estadual de Saúde da Bahia (10 Conferes). Foram cerca de ininterruptos sessenta dias de produção para ajudar a fazer uma dos mais prestigiado eventos dessa natureza e que foi destaque dentre os estados.

Desde o início dos trabalhos da 10 Conferes, a participação da ASMS foi decisiva integrando diversos representantes de entidades que pudessem contribuir com a produção dos documentos da Conferência. Como coordenador da Relatoria, Humberto Costa compartilhou as atividades e de maneira democrática, conduziu a principal ação que era a formatação do Caderno de Propostas.

Instrumento principal para a 10 Conferes, o Caderno de Propostas foi produzido a partir das proposições enviadas pelas conferências municipais e teve garantia de manutenção das ideias centrais emitidas por cada município nos eixos propostos. De maneira comprometida, cada integrante da equipe fora estimulado pela Coordenação da Relatoria a preservar os interesses coletivos na defesa do SUS. Respeitando o espírito democrático do controle social, o Caderno de Propostas foi trazido aos delegados e possibilitou discussões propositivas para serem ofertadas à 16a. Conferência Nacional de Saúde.

“Tivemos a participação de vários atores sociais no trabalho da Relatoria. O desafio maior era atender aos prazos regimentais e acompanhar o fluxo organizacional da Conferência Estadual. Conseguimos reunir os esforços de personagens experientes no trato com as políticas do SUS e a vitalidade de jovens que se mostraram empenhados em transformar realidades de maneira surpreendente. Trouxemos a equipe da nossa entidade para juntar-se à equipe e o resultado foi sensacional. O Caderno de Propostas foi apreciado e elogiado pelos delegados”, disse Humberto Costa.

Ao final da 10 Conferes, as propostas foram avaliadas na Plenária Final e de forma prioritária foram escolhidas aquelas que seriam enviadas à Conferência Nacional. Segundo o coordenador da Relatoria, a produção do Caderno de Propostas foi fundamental para o êxito do evento. “De maneira decisiva, conseguimos produzir o Caderno [de Propostas] e contribuimos com a organização da Conferência que foi protagonizada pelo CES [Conselho Estadual de Saúde]. Agradecemos ao presidente Ricardo Mendonça pela confiança em nossa condução e em nome dele também agradecemos aos integrantes do CES. A missão foi cumprida e a Conferência Nacional é o próximo passo”, concluiu Humberto Costa.

Você pode gostar...