A fuga dos patos brasileiros para Portugal

poradmin

A fuga dos patos brasileiros para Portugal

Há dias publicamos aqui um texto sobre a decepção de brasileiros que viajaram para Portugal, em busca de um mundo melhor, e deram “com os burros m’água”. Preconceito, baixos salários e inadaptação social são algumas das razões. Eis que agora recebemos um texto do português José João Louro que empresta seu olhar de quem está do outro lado do Atlântico para analisar o comportamento de brasileiros que perderam a noção de pátria e, depois de apoiarem o golpe, migram para um país onde a política é exatamente a mesma do país que condenaram.

Por José João Louro

A fuga dos patos

Aqui em Lisboa chegam todos os dias brasileiros da dita “classe média ” que decidiram emigrar . São antigos apoiantes de Temer ou de Aécio Neves mas agora já não querem viver no Brasil. Procuram um posto de trabalho na Europa. Converso muito com eles no café perto da Loja do Cidadão onde tratam os papéis burocráticos. Vivem uma crise de consciência pequeno-burguesa.

Ainda se colocam em bicos de pés orgulhosos de serem jovens da “classe média ” com um curso superior. Mas já não querem viver no Brasil actual. Incapazes de observarem como positivas as medidas sociais do Tempo de Lula vem viver para um país governado pelo Partido Socialista ,um partido irmão do PT na Internacional Socialista . Em Portugal o governo PS é apoiado no Parlamento pelo Partido Comunista ,Verdes e Bloco de Esquerda . Ficam chocados e não entendem.

Para mim é interessante notar a profunda crise de consciência da pequena burguesia brasileira ,muito nacionalista ,muito brasileira mas que depois foge para Portugal ou Europa em busca de mais comodidade.

(FB de José João Louro)

Sobre o Autor

admin administrator